O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

A Lisztomania

Em 1966 os Beatles pararam de fazer shows e se dedicaram a trabalhar em coisas experimentais apenas no estúdio. O motivo? As fãs gritavam tanto nos shows que era impossível ouvir qualquer coisa; isso era a Beatlemania.


(Repare que o negócio tava tão avacalhado que John Lennon toca teclado com o cotovelo)

Hoje temos a Bieber Fever, ou Biebermania, ou Retardo Mental Generalizado... enfim, não sei como chamam o fenômeno de adoração a Justin Bieber, mas sei que tem.

Então vemos que essa situação de fãs histéricas (sério, não consigo entender como alguém pode pagar para ficar gritando durante duas horas para não ouvir as músicas de seu cantor preferido... Bem, no caso do Bieber eu até entendo)... retomando (não vou editar isso, estou escrevendo do jeito que eu falo, cheio de comentários intermitentes)... Enfim, retomando de novo, vemos que essa situação de fãs histéricas se iniciou com os Beatles e ocorre até hoje, certo? Logo, vou falar de um novo músico que está levando as garotas à loucura (já que o título do post é "A Lisztomania"), não é?

Errado, jovem incauto!

Toda essa histeria feminina por músicos surgiu no século XIX (19, pra você cabulava aula), com Franz Liszt, que além de ser um dos melhores pianistas de todos os tempos, ainda tinha um sobrenome irado.


Problem, Bieber?
Liszt era um pianista húngaro virtuosismo que já compunha e se apresentava desde os onze anos. Aos 30 anos, em 1841, o pianista chegou em Berlim, causando um grande alvoroço (tipo quando um popstar chega por aqui), tendo inclusive um grupo de trinta alunos fazendo uma serenata para ele na noite de sua chegada.
Em 1841, ele fez uma apresentação em Paris, sendo esse o ponto zero da Lisztomania.
Diz-se que quem ia às suas apresentações era arrebatado por um transe místico (me lembrou do episódio do South Park com os Jonas Brothers) e que as mulheres brigavam para pegar um guardanapo usado por ele, suas luvas, fios de cabelos ou até bitucas de cigarro.
É importante esclarecer que o termo Lisztomania tinha um sentido diferente da Beatlemania, já que a palavra "mania" naquela época tinha um sentido mais forte, denotando uma patologia (rá, o mesmo que eu acho da Bieber Fever).

Abaixo segue um vídeo de uma de suas canções (hold your panties, ladies).




Curiosidade: Existe um filme muito bizarro de 1975 chamado "Lisztomania", com Roger Daltrey (sim, o vocalista do The Who) como Franz Liszt e (atenção, revelações absurdas a seguir) Ringo Starr como O PAPA. É possível encontrar trechos no YouTube.

Este pôster me incomoda demais