O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

O futuro distópico de Robocop e a triste realidade da Detroit de hoje

Robocop é um filme sensacional e bastante pesado, principalmente para crianças (eu já sonhei com o ED-209 quando era criança, acho que aqueles efeitos especiais de antigamente eram assustadores) e se você não conhece, merece ficar no cantinho da disciplina sem comida por um mês, eu vou explicar rapidamente.

Sério, se você nunca assistiu, pare de ler agora e vá ver, depois você termina a leitura ¬¬


O filme se passa em uma Detroit distópica e dominada pelo crime, onde a tecnologia cibernética está avançando no mesmo ritmo da taxa de pobreza e desemprego. 
Ao atender um chamado, um policial acaba sendo morto por uma gangue, mas seu corpo é utilizado em uma experiência, onde ele é transformado em um policial biônico.

Acontece que o filme se passa em uma cidade que já foi uma das mais ricas dos EUA. Detroit foi o berço da industria automobilística, o que proporcionou anos dourados para a cidade, mas a expansão do mercado internacional, mais sua mão de obra barata acabaram causando a falência da cidade. Essa outrora rica cidade passou recentemente pelo pior caso de falência de uma cidade da história dos EUA.

O futuro mostrado em Robocop, infelizmente, se parece muito com a situação atual da cidade.

Abaixo estão algumas fotos mostrando a decadência da cidade.