O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

4 curtas de ficção científica que merecem ser vistos

Eu sou um fã incondicional de ficção científica, seja ela escrita, como as obras de Asimov, ou em filme, como Star Wars.
Eu lembro que tinha 10 anos quando foi lançado o Episódio I de Star Wars. Eu lembro de ter adorado aquele filme como se fosse a melhor coisa do mundo. Hoje, depois de rever o filme, percebo como ele foi uma grande porcaria, mas para um garoto de 10 anos, era algo espetacular (eu não me lembrava que tinha tanta politicagem chata no filme). Pouco (muito) tempo depois, acabei alugando Matrix em VHS (minhas costas já doem automaticamente só ao dizer isso), mesmo o filme tendo saído no mesmo ano do outro citado aqui. Aquele filme, mesmo assistindo hoje, mais de dez anos depois, continua a me encantar com toda sua história, sua filosofia e, claro, seus efeitos especiais.

Apresento aqui 4 fantásticos curtas de ficção científica que você pode assistir enquanto almoça, no tempo entre uma aula e outra, (durante a aula) ou quando sobra aquele tempinho depois de fazer aquilo que você tinha que fazer e aquilo outro que você precisa fazer e fica protelando:

1 - Sight


Sabe o Google Glass? Então, imagine um mundo onde possuímos implantes com aquela tecnologia instalados diretamente em nossa retina, dando-nos uma visão biônica que nos dá informações sobre tudo ao nosso redor diretamente em nosso olho. Agora imagine sair em um encontro e ter a ajuda dessa tecnologia para se dar bem.


2 - R'ha


Um alienígena da raça R'ha é torturado por uma máquina sombria para poder revelar as coordenadas do último refúgio de seu povo.
O curta virará um longa pelas mãos de um ex-produtor da Lucasfilm.


3 - The Gift


O primeiro dessa lista que eu vi e o que me motivou a correr atrás de mais e fazer a lista.
O curta se passa em uma Rússia futurista distópica. Um homem entrega uma caixa misteriosa a um senhor aparentemente importante e quando este a abre, o primeiro o mata, rouba a caixa e foge, quando o robô-mordomo do morto o persegue, só para ver o homem ser atropelado e morto. O robô então pega a caixa, iniciando uma perseguição policial.
Cara, um robô mordomo russo fugindo da polícia em uma moto futurista!


4 - Memorize


Em 2027, todos possuem um chip contendo todas suas memórias e uma empresa as monitora e usa-as para identificar criminosos e fazer os julgamentos mais rápidos de todos os tempos.
Um agente inicia uma perseguição frenética atrás de um suspeito de assassinato e precisa usar todos os seus truques para não ser morto por seus comparsas.