O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

6 ótimos filmes com o nazismo como plano de fundo



Ah, o nazismo. Essa ideologia maluca que atrai pessoas malucas.

O cinema parece não cansar de fazer filmes sobre as maluquices de Hitler e sua patota. Já tivemos desde filmes com nazistas perseguindo arqueólogos a filmes com nazistas morando na lua. Hoje, porém, vamos falar de filmes que chutam bundas, filmes que usam um dos maiores vilões do cinema (e do mundo real) como um excelente plano de fundo e que desenvolvem histórias que não te fazem sentir como se tivesse desperdiçado uma hora e meia de sua vida.

6. A outra história americana


Um filme com Edward Norton já merece sua atenção, um filme com Edwad Norton e o moleque do Exterminador do Futuro 2 já é, no mínimo, interessante, um filme com esses dois sobre neonazistas é imperdível.

No filme, Norton é um neonazista que é preso após matar dois negros que tentavam roubar seu carro (essa cena me dá agonia só de lembrar). Depois de fazer amizade com um negro na cadeia e ser importunado (leia-se estuprado no banheiro, tornando ainda maior seu medo de pegar sabonete no chão) por brancos neonazistas como ele, decide começar uma nova vida após ser liberto. Ele não esperava, porém, que seu irmão mais novo começasse a trilhar o mesmo caminho.




5. Bastardos inglórios


Qualquer filme do Tarantino é sensacional e completamente insano. Imagine um filme do Tarantino sobre caçadores de nazistas.

Brad Pitt comanda um grupo de americanos chamados de Os Bastardos Inglórios, cuja missão principal é tocar o terror nos nazistas torturando da forma mais cruel todos os inimigos que capturam. 
Vale lembrar que o filme não é historicamente exato, já que isso sairia do padrão Tarantino de entretenimento.

Oscar de melhor ator coadjuvante para Christopher Waltz.



4. A onda


Praticamente todos os filmes alemães que já vi são excepcionais, e este não foge à regra.
Die Welle (a onda, em alemão) conta a história de um professor descolado e querido pelos alunos que começa, contra sua vontade, a lecionar um curso sobre totalitarismo. Para tornar as aulas mais atraentes, decide criar um experimento onde os alunos viveriam uma semana em um regime ditatorial, com seus próprios dogmas, cumprimentos, uniforme e tendo ele próprio como líder.
A princípio, a experiência sai como o planejado, inclusive atraindo diversos alunos para a aula, mas logo as coisas saem do controle e se transformam em algo bem perigoso.

Baseado em fatos reais.



3. O menino do pijama listrado


Um filme denso e comovente. Aliás, essas três primeiras posições são um soco no estômago ;).
Um oficial nazista é enviado para uma cidadezinha afastada onde seria responsável por um campo de concentração.
Seu filho de oito anos resolve brincar na floresta perto de sua casa, mas acaba encontrando as cercas do campo de concentração, onde encontra um garoto judeu com mais ou menos sua idade. Inocente quanto a tudo que acontecia ali, o garoto não entende por que o outro vestia "pijamas" o dia inteiro (roupas de prisioneiro, na verdade), mas acaba se tornando amigo do "menino de pijamas" e encontrando-se escondido com ele todos os dias para brincar, um de cada lado da cerca.


2. A vida é bela


Quando eu era pequeno, lembro de ter ficado com muita raiva por Central do Brasil ter perdido o Oscar para este filme. Mais tarde, porém, quando finalmente o assisti, entendi que o prêmio era mais que merecido.

O talentosíssimo Roberto Benigni interpreta Guido, um judeu que é mandado para um campo de concentração juntamente com seu filho pequeno. Tentando fazer com que seu filho sofra menos durante o cárcere, ele diz ao menino que tudo é um jogo, onde ele deve fazer todo o possível para se manter escondido dos guardas e que, se ele ganhasse, no final receberia um tanque de guerra como prêmio.
Mesmo passando por todo o sufoco do campo de trabalho forçado, o homem consegue manter o bom humor para que seu filho não desanime.

1. A Lista de Schindler


Spilberg e Liam Neeson não são pouca coisa.

Vencedor de 7 - isso mesmo - SE-TE Oscars, esse filme é uma obra-prima atemporal.
O longa é baseado na história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que, tentando enriquecer com a guerra, decide abrir uma fábrica de panelas e utilizar prisioneiros judeus dos campos de concentração para fabricá-las. Schindler acaba mais tarde vendo as atrocidades perpetrada contra os judeus dos guetos e percebe que aqueles que estão trabalhando em sua fábrica estão, de certa forma, a salvo. Assim, ele decide contratar o maior número de judeus possível, mesmo que isso o leve à falência, para salvá-los da morte.

É um filme realmente comovente, principalmente a cena da menina do casaco vermelho e a cena final, onde os sobreviventes reais colocam pedras sobre o túmulo do empresário.

E você, tem algum filme para acrescentar?