O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

5 covers fantásticos

Olá gente linda!
Vocês gostam de covers? Gostando ou não, como vocês estão no Céu de Ícaro, uma ditadura, e não na República da Islândia, vocês terão que gostar se quiserem prosseguir, caso contrário, confiscarei sua propriedade privada e enviarei vocês a um campo de trabalhos forçados, ok?

Brincadeira, o máximo que eu poderia fazer é roubar todas as jujubas do seu saquinho e deixar só aquelas azuis, que têm gosto de naftalina com morte. Ninguém gosta da jujuba azul.

Sem mais delongas, organizei aqui uma lista com cinco covers que eu curto demais, que eu curto muito, uhuuuu (>'-')> <('_'<) ^('_')\- \m/(-_-)\m/ <( '-')> \_( .")> <( ._.)-` <~~ eu dançando.
Mais adiante, pretendo acrescentar mais músicas, pois a lista de covers bons é gigante, não é, Emmerson Nogueira?


Pode crer

Whiskey in the Jar (Thin Lizzy/Metallica)

Essa música, na verdade, é uma canção folclórica irlandesa e já foi gravada por diversos artistas do país, mas sua versão mais conhecida foi a gravada pelo Thin Lizzy. O Metallica deu uma cara mais Thrash à música com sua regravação de 1998 que faz parte do CD Garage Inc., um álbum de covers.





Smooth Criminal (Michael Jackson/Alien Ant Farm)

Eu sei que você assistiu ao filme Moonwalker quando ele passou na Tela de Sucessos do SBT. Aquele filme/musical/clipe estranho, mas divertido, do Michael Jackson nos apresentou a mais um passo incrível do molestador de criancinhas Rei do Pop, aquele passo que eu não sei o nome, mas consiste no MJ e mais uns caboclo se entortando todo sem cair. Ah, cara, você sabe, olha a foto aí embaixo.


Não leia esta legenda.
Você falhou.

Em 2001, a banda californiana Alien Ant Farm regravou esse clássico com mais peso nas guitarras e um toque um pouco mais... hummm... californiano (?). Essa música, inclusive, foi responsável pelo sucesso da banda.





Superstar (The Carpenters/Sonic Youth)

Me chame de brega, mas sou fã dos Carpenters. A Karen Carpenter, além de linda, tinha uma voz impressionantemente potente.
Em 1994, foi feito um álbum em tributo aos irmãos Carpenter apenas com bandas de rock alternativo (os hipster pira). Com certeza, a melhor música do álbum foi Superstar, tocada pelo Sonic Youth (os hipsters vão ao delírio).
A música, que já era bastante triste na voz de Karen, ficou bastante sombria na versão dos novaiorquinos.





I Started a Joke (Bee Gees/Faith No More)

O clássico de karaokê dos irmãos Gibbs é bem melancólico, com o protagonista se sentindo um belo merda ("Eu comecei uma piada, e todos começaram a chorar"), mas é difícil alguma coisa ficar triste na voz dos Bee Gees. Foi então que em 1995 e depois 1998 o Faith No More gravou sua própria versão. O curioso desse cover é que Mike Patton, o homem das mil vozes, canta de forma totalmente diferente ao que estamos acostumados a ouvir dele, o que fez muita gente duvidar que era ele quem realmente estava cantando no álbum e no clipe (onde aparece outra pessoa cantando). Mas, como para provar que não se deve duvidar de Mike, o cara cantou várias vezes essa música em shows para provar que era realmente ele.

Curiosidade: o clipe conta com a participação do Martin Freeman, nosso querido Bilbo Bolseiro/John Watson/Arthur Dent.
Curiosidade: Mike Patton é o cara que faz a voz de todos os monstros no filme Eu Sou a Lenda.






Hurt (Nine Inch Nails/Johnny Cash)

Se vamos falar de covers, não podemos deixar de fora o cover definitivo. A canção original, composta por Trent Reznor, já é triste e melancólica, uma verdadeira ode ao arrependimento. Em 2002, o grande mestre supremo Johnny Cash regravou a música, que seria seu último lançamento antes de morrer, juntamente com um clipe com imagens de sua vida e sua carreira, o que o torna ainda mais como uma despedida do velho Cash. O sucesso foi tão grande, que Trent Reznor disse que essa música agora pertencia a Cash.